Uma visão geral sobre IoT (Internet of Things)

Uma visão geral sobre a Internet das Coisas A Internet das Coisas diz respeito à interconexão de sistemas embarcados. Ela reúne duas tecnologias em plena evolução: conectividade sem fio e sensores inteligentes. Combinado com os recentes avanços dos microcontroladores de baixa potência, estas novas "coisas" são conectadas à internet de modo fácil e barato, dando início a uma outra revolução industrial. 


Estes sistemas embarcados e conectados são pequenos computadores baseados em microcontroladores que não precisam de uma interface homem-máquina. Em vez de interagir com um humano estes sistemas utilizam sensores ou outros mecanismos avançados de detecção. Esses sensores coletam dados, os quais são importantes dentro de um sistema maior. 

Esses dados são disponibilizados em rede alimentando o sistema maior. Enquanto o termo "Internet das coisas" implique em sensores interligados em rede via World Wide Web usando Wi-Fi ou Ethernet, a ligação em rede também pode ser realizada com outros protocolos, tais como ZigBee, Bluetooth ou IEEE-802.15.4 que não usam endereço IP.  O protocolo de rede é selecionado com base na distribuição dos nós e a quantidade de dados a serem colhidos. 

Estes dados são enviados pela rede até o nó principal ou computador. Este computador principal recolhe e analisa os dados, armazenando-os em memória e, tomando decisões com base nos resultados dessa análise.

Crucial aos modernos nós IoT é a necessidade de segurança dos dados que trafegarão com alguma forma de criptografia de dados (algoritmo mais comum: AES-256). Esta segurança é crítica no auxílio ao microcontrolador que deve realizar um 'boot' seguro, garantindo que o núcleo estará executando o código correto e não um código alterado por invasores. A segurança de criptografia também é usada na codificação dos dados transmitidos pela rede, assegurando que eles sejam vistos apenas pelos sistemas autorizados a recebê-los.

Diagrama de Blocos - Nó Sensor IoT

Leia mais (Português) sobre o assunto.

Vídeos:

1 -  (por Toyota, em Inglês)

2 - (por Tektronix, em Inglês, 1'11")

3 - . (por Trae Vassalo, Stanford Graduate School of Business, em Inglês, 9'51")

4 - (Element14 Webinar por J. P. Vasseur, em Inglês, 58'26")

5 - (a visão de um Arquiteto, em Inglês, 53'21")


Última atualização: segunda, 29 Ago 2016, 11:25